Walt Whitman (1819 - 1892)

Walt Whitman (1819 - 1892)
(...) What do you see, Walt Whitman? Who are they you salute, and that one after another salute you? (...)

23 de junho de 2010

"The Wanderer above the Mists" de Caspar David Friedrich 1774-1840



The wanderer above the sea of fog

O peregrino sobre o mar de brumas (Der Wanderer über dem Nebelmeer) - Kunsthalle, Hamburg - 1818


The Wanderer above the Mists
de Caspar David Friedrich
1817-1818
Kunsthalle, Hamburg, Germany
29.13 inch x 37.01 inch
Portrait

Caspar David Friedrich foi um dos melhores pintores do Romantismo do Século 19.
As suas belas paisagens não são apenas uma observação meticulosa da natureza, representam também alegorias. Friedrich nasceu em 5 de Setembro de 1774 em Greifswald e estudou na Academia de Copenhague. Em 1798, instalou-se em Dresden, tornou-se membro de um círculo artístico e literário, imbuído dos ideais do movimento romântico.

Os seus primeiros desenhos, delineados com lápis ou com sépia, exploravam motivos recorrentes no seu trabalho: praias rochosas, planícies áridas, cadeias infinitas de montanhas e árvores agigantando-se em direcção ao céu. Mais tarde, seu trabalho passou a reflectir uma resposta emocional ao cenário real e visível.

Friedrich começou a pintar óleos em 1807. Uma de suas primeiras telas, A cruz nas montanhas, é bem representativa do amadurecimento de seu estilo. Nela, há um ousado rompimento com a pintura religiosa tradicional e um destaque especial para a paisagem. Como escreveu o próprio pintor, todos os elementos da composição tem um significado simbólico.

As cores frias mas ácidas de Friedrich, com brilhante luminosidade, e a variedade de contornos, aumentam o sentimento de melancolia, de isolamento, trazendo uma sensação de impotência humana diante das forças da natureza expressas nas suas pinturas.

Como membro efectivo da Academia de Dresden, Friedrich acabou por influenciar muitos pintores românticos alemães que vieram após ele. Ainda que sua projecção tenha diminuído após a morte, é certo que os observadores do Século 20 permanecem fascinados com sua imaginação.

Na obra German Romantic Painting, William Vaughan sugere que a melancolia patente na arte de Friedrich deva ser analisada à luz do Zeitgeist e não apenas retirada da leitura da sua personalidade nostálgica: na época, “(…) a melancolia estava em voga”. Apesar da verdade que encerra tal referência, Friedrich conseguiu na sua arte uma consumada união entre “real” e “ideal”, marca indelével de uma poesia filosófica que Herder e Goethe consolidariam como posição dominante no romantismo alemão.

Microsoft® Encarta® Reference Library 2003.

Tradução livre (Tágide)


The Sea of Ice 1824
Caspar David Friedrich
Kunsthalle, Hamburg, Germany
1824
49.61 inch x 37.80 inch
Landscape



Monastery Graveyard In The Snow

Painted by: Caspar David Friedrich
Orientation: Landscape



The Tree of Crows
Caspar David Friedrich
Musée Du Louvre, Paris, France
1822
28.74 inch x 23.23 inch
Landscape


Hoje foi com este espirito de "wanderer" que vos quis deixar! Até breve Tágide!


Enhanced by Zemanta

Sem comentários:

Enviar um comentário

BlogBlogs

Seguidores

Literature blogs

A não perder: