Walt Whitman (1819 - 1892)

Walt Whitman (1819 - 1892)
(...) What do you see, Walt Whitman? Who are they you salute, and that one after another salute you? (...)

7 de agosto de 2010

"El Secreto de Sus Ojos" de Juan José Campanella





Após a nomeação de O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, 2009) para o Oscar de melhor filme estrangeiro, o actor argentino Ricardo Darín participou de uma entrevista colectiva e afirmou que "Toda gente gosta de ouvir uma boa história".

No filme, Darín interpreta Benjamín Espósito. O tema que ele escolhe para o o livro que sempre quis escrever é o caso criminal que mais marcou a sua carreira no Tribunal Penal de Buenos Aires. Para ordenar as ideias, ele revê o homicídio que investigou em 1974 e termina repensando as decisões feitas no passado.

Nesta busca vai tentar descobrir se consegue encerrar esse caso e alguns capítulos da sua vida. Espósito terá sempre ao lado a tentação da sua impecável superior Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil, actriz revelação do filme) e a companhia do fiel escudeiro Pablo Sandoval (Guillermo Francella, que garante uma participação dramática de peso, algo fora do comum na sua habitual carreira de comediante).

Os acontecimentos, assim como os outros personagens que povoarão a história, são apresentados aos poucos, como se saíssem de um conta-gotas controlado com extrema precisão pelo realizador Juan José Campanella.



 

Apesar de poder ser classificado como um filme policial, afinal o elemento central à trama é um crime, há poucos tiros. A tradicional adrenalina das perseguições de carro que se acostumou em ver nos filmes de Hollywood é muito bem substituída por uma bela sequência de imagens como por exemplo as imagens aéreas de um estádio de futebol lotado em pleno fervor do jogo. Ou seja, tudo redimensionado a escalas mais humanas e realistas.

As idas, vindas e voltas de cortes temporais fazem os paralelos com o passado dos envolvidos e também com a história argentina. Os meandros da justiça e a época da última ditadura no país são tratados de forma económica e sem demagogia. São várias as referências feitas a ruas, lugares, personalidades e contexto histórico. Um dado importante para acompanhar melhor alguns desenlaces do filme: o crime decorre na época do governo de Isabel Perón e das acções constantes da "Triple A" (Aliança Anticomunista Argentina), grupo de repressão do Estado que recrutou gente da pior espécie, entre oficiais de polícia exonerados por delitos, civis com registo criminal e matadores de aluguer.

Baseado no livro La pregunta de sus ojos (A pergunta dos seus olhos), de Eduardo Sacheri, a produção argentina e espanhola é um dos poucos casos em que uma obra literária é superada pela adaptação cinematográfica. Apesar de não ser desconhecido dos leitores argentinos, o romance de Sacheri (que trabalhou com Campanella no roteiro, acompanhou as filmagens e palpitou em certos momentos) nunca chegou a 18 semanas consecutivas no top de nenhum ranking de livros, como fez o filme nas bilheteiras argentinas. Na sua sexta semana de exibição, O Segredo dos Seus Olhos já era o filme nacional de maior sucesso na Argentina e hoje é considerado o mais visto dos últimos 35 anos no país.



O orçamento curto (2 milhões de euros) foi bem distribuído entre as sete semanas de filmagens, os actores de primeira e os cenários simples, mas de grande impacto - como o edifício central dos tribunais e os cafés da capital argentina, que não precisam de retoques, além do já mencionado estádio de futebol do Huracán. A bela fotografia também merece destaque.

O desenrolar dos acontecimentos cria um suspense envolvente e o desdobramento dos personagens contribui com boas surpresas, compondo alguns dos segredos que hipnotiza os olhos de quem vê.




Artigo sobre este filme publicado no Jornal Expresso:


“Mistério e romance no thriller argentino contemplado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. "O Segredo de Seus Olhos" ainda em exibição nos cinemas nacionais.

"O Segredo de Seus Olhos" ("El Secreto de Sus Ojos") é o thriller argentino que conquistou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, quando as expectativas eram para que a escolha dos membros da Academia de Hollywood fosse para "O Laço Branco", do austríaco Michael Haneke, ou para "Um Profeta", do francês Jacques Audiard.

É uma história de mistério e romance que tem como protagonista Benjamin Esposito (Ricardo Darín), um polícia recém reformado que decide escrever um romance sobre um caso ocorrido 25 anos antes mas que nunca deixou de o atormentar.

Um dia, Benjamin é chamado para investigar mais um crime, que à partida pouco ou nenhum interesse lhe suscitaria. Mas ao chegar ao local fica chocado com o cenário da brutal violação e assassinato de uma bela e jovem mulher.

O caso acaba por lhe despertar ainda mais atenção após conhecer o marido da vítima, cuja paixão que por ela denota o deixa verdadeiramente impressionado, em especial por lhe surgir em contraponto com a sua falta de coragem para se libertar dos constrangimentos sociais que o impedem de se declarar à mulher que deseja, uma magistrada sua colega (Soledad Villamil).





 


A descoberta de toda a verdade:

Benjamin rapidamente encontra indícios que o levam a acreditar ter descoberto o autor do crime, só que este ao aperceber-se de que está a ser por ele procurado desaparece do mapa.

Benjamin e o marido da vítima são os únicos que nunca irão desistir de o encontrar, tornando-se em algo quase obsessivo.

Ao fim de algum tempo o caso parece ficar finalmente resolvido, embora a cumplicidade do novo regime ditatorial argentino acabe por conceder impunidade ao autor do crime hediondo.

Contudo, quando 25 anos mais tarde a escrita do livro o leva a debruçar-se sobre o caso, Benjamin acaba por descobrir toda a verdade, ao mesmo tempo que o faz também lidar com a paixão que reprimiu durante longos anos.

Realizado por Juan Jose´Campanella, "O Segredo de Seus Olhos" a não perder ainda em exibição nos cinemas nacionais.”

Alexandre Costa (www.expresso.pt)

Trailer do filme:



Já não deve estar em exibição por muito mais tempo!!! A não perder este surpreendente filme!!! Tágide
Enhanced by Zemanta

2 comentários:

  1. por acaso o meu blog é literalmente o meu livro em branco, pq são frases que tinha escrito lá :)*

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Tágide, antes de mais, o meu obrigado pelo seu comentário no "Cenas Gagas". Adorei a sua paixão pelo grande poeta americano W. Withman, autor de 1 verso que jamais esquecerei: "I alway's contradict myself"; certa vez, ao ver o "Bitter Victory" do Nick Ray, esperei o filme todo, para ver no fim, Richard Burton estender a mão para salvar o seu inimigo numa tempestade no deserto gritando-lhe esse verso do Whitman.
    Adorei o seu Blog.

    Cumpts!

    * do blog "Cenas Gagas"

    ResponderEliminar

BlogBlogs

Seguidores

Literature blogs

A não perder: